O Projeto
Os clubes de futebol profissional possuem diferentes fontes de receita para cobrirem seus custos e gerarem lucro visando se manterem em alto nível de competitividade. As principais fontes de receita são:
- Receitas com estádio (ingressos, sócio torcedor, camarotes, alimentação, serviços)
- Receitas com TV (direitos de transmissão)
- Receitas de Marketing (patrocínio, licenciamento, venda de produtos)
A INOVAÇÃO NO ESPORTE
No passado, o esporte era organizado por voluntários que tomavam conta dos clubes esportivos com dedicação pessoal. Os voluntários ainda são cruciais para a organização de todos os esportes, mas agora há uma ênfase crescente sobre a organização de esportes em novas e inovadoras maneiras, a fim de aumentar a participação e / ou excelência (Newell & Swan, 1995) A inovação é percebida como fundamental nas organizações em termos de competitividade e efetividade, mas o estudo da inovação em organizações esportivas tem recebido muito pouca atenção por parte dos pesquisadores (McDonald, 2007).
As organizações esportivas são caracterizadas por uma cultura de tradição e informalidade resultando em uma estratégia de governança reativa e pragmática, oposto de uma governança proativa e estratégica (Taylor, 2004).
De acordo com Newell e Swan (1995), as organizações precisam inovar para obter recursos que são escassos visando manter a sua sobrevivência. Existe uma demanda dos clubes e dos stakeholders em melhorar a qualidade do serviço e aumentar a sofisticação e o profissionalismo com tarefas administrativas (Cuskelly, Hoye & Auld, 2006).
No tocante ao projeto sócio torcedor, há dentro da nova proposta do Guarany a implementação de uma completa rede de serviços ofertada como contrapartida à contribuição financeira destinada ao Clube, e que torna o contribuinte não mais num mero expectador esportivo, mas um autêntico investidor do projeto que visa resgatar e elevar seu time ao ranking dos gigantes brasileiros.
Da mesma forma, as empresas que se engajarem no quadro de coparticipes do projeto serão contempladas com a mão dupla de vantagens, a começar pelo aumento da clientela, garantido pelos milhares de associados ao sistema.
O projeto está em fase de instalação e deverá ser um dos carros chefes na arrancada do Guarany à elite do futebol brasileiro.
Relação dos 10 clubes brasileiros com maior número de torcedores associados (Fonte: Mundo Top 10 – Julho/2020):
10. Fortaleza – 31 mil
9. Sport – 38 mil
8. Bahia – 44 mil
7. Palmeiras – 60 mil
6. Corinthians – 81 mil
5. Grêmio – 91 mil
4. Atlético Mineiro – 110 mil
3. Internacional – 126 mil
2. Flamengo – 131 mil
1. Vasco da Gama – 183 mil